TEMA AUTORAL

Os Semifinalistas que chegaram à Etapa Autoral do 23º Prêmio Avon de Maquiagem têm um novo desafio pela frente.

Chegou a hora de pesquisar muito e soltar a imaginação para criar trabalhos específicos para concorrer à uma vaga na final.

Confira o tema que vai direcionar os trabalhos de acordo com cada categoria:

Para as categorias Artes Performáticas, Audiovisual, Editorial, Publicidade e Social o tema é:

‘A beleza em (r)evolução’
Revisite, reformule, recrie

A maquiagem caminha juntamente com o andar do mundo e se transforma. O futuro de ontem não é o mesmo de hoje, tão pouco os traços e cores que o desenham e o compõe.

Cada artista tem um olhar próprio de ver e interpretar a realidade, o sonho, o desejo, o belo.

A releitura é parte do trabalho artístico e, com ela, nascem novas estéticas, novas interpretações do ontem e do hoje.

“A última ceia”, de Leonardo Da Vinci, foi relida e refeita por David LaChapelle em 2003. “Blade Runner” existiu tanto nos anos 1980, quanto em 2017. São Sebastião vem sido feito e refeito há mais de 1500 anos.

Pablo Picasso fez uma longa série de obras revisitando o quadro “As Meninas”, de Diego Velázques.  E Cândido Portinari se inspirou em Picasso ao criar a série “Bíblicas”, tendo como ponto de partida “Guernica”, um dos quadros cubistas mais famosos da história.

Ambos transformaram releituras em referências e usaram da (re)criação um elemento fundamental para alcançar o novo.

Releituras invertem ordens, criam novas formas de fazer e pensar, viram escolas e estéticas a serem seguidas, que, depois, serão relidas e recriadas. Ao longo de toda a história da arte vemos o importante papel do revisitar, reformular e recriar.

Em 2018, a Avon comemora 60 anos de presença no Brasil. Como parte da celebração, a marca ícone de beleza no mundo todo convida os Semifinalistas do 23º Prêmio Avon de Maquiagem a recriar obras icônicas, sejam elas da pintura, do cinema, arquitetura, escultura, fotografia, moda ou música.

Leve-nos a outro lugar, à novas sensações. Traga um novo olhar ao que já conhecemos.

Revisite, reformule, recrie.

Para a categoria Maquiador Revendedor o trabalho autoral deve ser desenvolvido com base no conceito “Linda Antes, Linda Depois”, mostrando o(a) mesmo(o) modelo(a) sem e com maquiagem.