Etapa Autoral

Modernistas da Maquiagem

Influenciado pelas vanguardas europeias, como cubistas e surrealistas, o modernismo foi um dos movimentos artísticos mais importantes do mundo.

Na Europa, artistas como Pablo Picasso e Salvador Dalí romperam com as tradições clássicas, subverteram padrões e deram vazão à liberdade criativa como poucas vezes se viu ao longo da história.

Conectados com o que acontecia na Europa, artistas brasileiros se uniram ao movimento e trouxeram o modernismo ao País, gerando transformações na pintura, escultura, literatura, na música.

Alguns defendiam a ideia de que era preciso abandonar toda e qualquer referência internacional; outros, eram favoráveis às influências de outros países.Em comum, os dois grupos tinham a busca por uma arte genuinamente brasileira, que valorizasse e enaltecesse elementos da cultura nacional.

Em 2016, a Avon completa 130 anos, mesma idade que completaria Tarsila do Amaral, uma das figuras centrais do modernismo no Brasil. Por isso, esta edição do Prêmio Avon de Maquiagem, presta uma homenagem à artista plástica e ao modernismo, movimento que, assim como a Avon, ajudou a promover o protagonismo e o empoderamento femininos.

No tema definido para Etapa Autoral, convidamos os maquiadores que concorrem ao 21o Prêmio Avon de Maquiagem a também fazerem parte do resgate de um momento tão importante de efervescência cultural e artística: o modernismo brasileiro.

Vale romper padrões, trabalhar ou não com referências, inventar novos personagens ou dar vida à releituras. Vale criar novos traços, exaltar belezas, peculiaridades, etnias.

Use sua liberdade criativa e inspire-se na cultura nacional.

Seja um modernista da maquiagem brasileira.